Ter, 13 de outubro de 2015, 09:04

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSITAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR) vinculado ao Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) torna pública a realização de seleção para admissão de bolsistas remunerados de iniciação à extensão universitária, para o preenchimento de 04 (quatro) vagas nos projetos“NUCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: AGROECOLOGIA, GÊNERO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO CAMPO SERGIPANO” e “DATALUTA Sergipe: BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA”.

1- Dos Projetos

a) “DATALUTA Sergipe: Banco de Dados da Luta pela Terra” baseia-se no levantamento, sistematização, análise e disponibilização dos casos de desrespeito aos Direitos Humanos e Justiça no campo. Resulta de permanente diálogo com as organizações camponesas, instituições religiosas e consulta aos meios de jornalísticos locais impressos sobre os diferentes processos de territorialização e territorialidades do agronegócio e do campesinato no Brasil, com ênfase no estado de Sergipe.

b) O “Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial: Agroecologia, Gênero Participação Política no Campo Sergipano” é um projeto de pesquisa participativa e extensão engajada, que realiza assessoria os Territórios da Cidadania de Sergipe, a saber: Alto Sertão Sergipano, Baixo São Francisco, Sul Sergipano e Sertão Ocidental. Este projeto tem uma vinculação direta com a política pública de desenvolvimento territorial. Objetiva apoiar e auxiliar o levantamento de informações e a produção de conhecimentos sobre os sistemas agrários e políticas públicas, de maneira a subsidiar a tomada de decisão pelas comunidades tradicionais, movimentos socioterritoriais e instâncias colegiadas sobre os modelos de desenvolvimento, com ênfase na matriz agroecológica, nas relações de gênero e participação política no campo.

2- Das Vagas

Cada projeto oferece 02 (duas) vagas de bolsista remunerado de iniciação à extensão universitária, para contratação imediata por 10 meses.

3- Do Local

O projeto será implantado no Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR) com a possibilidade de realização de atividades nos municípios integrantes dos territórios da cidadania em Sergipe e de participação de reuniões nacionais com rede de pesquisadores e extensionistas.

4- Da natureza do trabalho dos bolsistas de iniciação à extensão universitária

Coletar e sistematizar informações quantitativas e qualitativas; acompanhar reuniões das instâncias dos territórios da cidadania; dialogar permanentemente com movimentos socioterritoriais camponeses e urbanos; apresentar os resultados da pesquisa e extensão em plenárias territoriais para movimentos socioterritoriais e em eventos acadêmicos; elaborar artigos científicos e relatórios de atividades.

5- Dos Pré requisitos

a) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFS;

b) Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para realização das atividades propostas;

c) Não acumular bolsa de extensão com qualquer outra modalidade de bolsa financiada pela Instituição, ou por agências de fomento à pesquisa e à extensão (Resolução nº 30/2005/CONEP), sob pena de ressarcimento das verbas recebidas em duplicidade;

d) Possuir conhecimento de operação básica de ferramentas de informática (word, excel, digitalização de documentos), uso da internet para pesquisa e comunicação eletrônica, sensibilidade para trabalho com grupos e comunidades rurais.

6- Das Inscrições

a) A demonstração de interesse em um dos projetos deve ser realizada através do SIGAA do aluno, através do seguinte caminho:

Demonstração de interesse pelo discente: SIGAA > Portal discente > Bolsas > Oportunidade de bolsas > Extensão > departamento do aluno

7- Do Período das Inscrições

a) Período de inscrição: do dia 13 outubro ao dia 16 de outubro de 2015 (impreterivelmente até às 12h00min).

8- Processo Seletivo

a) A seleção de candidatos será por meio da análise do histórico escolar, observando-se como critérios: a Média Geral Ponderada (MGP), Índice de Regularidade (IR), disciplinas cursadas.

b) Entrevistacom o candidato que se realizará no dia 16 de outubro de 2015, a partir das 14 horas, no Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LABERUR), localizado no Bloco Departamental 3, Térreo.

9- Do resultado

O resultado será divulgado no sítio eletrônico: www.laberur.ufs.br e enviado por e-mail para os inscritos.

Atualizado em: Ter, 13 de outubro de 2015, 09:20